domingo, 22 de fevereiro de 2009

Política dos 5R - e não 3Rs

Às vezes tenho a impressão que há quem adore a reciclagem, e o seu raciocínio é quanto mais materiais enviar para a reciclagem, melhor. E assim, em casa pensam separam conscienciosamente cada pequeno e grande papel, cada embalagem de plástico, etc, etc. Quando a lógica deveria ser outra - há que reduzir o consumo (tanto de embalagens e de produtos), e por isso, antes ainda, há que REPENSAR e RECUSAR.

Encontrei esta lista num site brasileiro:

Política dos 5R

Repensar – o primeiro R da política está dentro da sua mente e envolve tudo que já falamos aqui sobre consumo consciente: é usar o seu grande poder de decisão e escolha.

Recusar – o segundo R consiste em recusar produtos que não são necessários ou aqueles que por algum motivo não contribuem com a saúde do planeta. Existem produtos, por exemplo, que são comercializados em várias embalagens desnecessárias.

Reduzir – o terceiro R está diretamente ligado à tentativa de reduzir o consumo. Repensar a real necessidade e utilidade de tudo que se compra. Faz bem para o planeta e para o seu bolso.

Reutilizar – antes de descartar um produto ou uma embalagem, mesmo para a reciclagem, analise se ele pode ser utilizado de alguma outra forma. Em vez de comprar potinhos plásticos para colocar o que sobrou de comida na geladeira, aproveite aqueles de sorvete, maionese ou margarina, que vedam e resistem bem até por muito tempo no freezer; latas de óleo podem servir de vasos para ervas. Use sua criatividade.

Reciclar – se nada disso for possível, opta-se então pela reciclagem, lembrando sempre que ela também é uma indústria poluidora e que nem sempre impede a retirada de matéria-prima virgem da natureza. É uma etapa importante, mas não a única em todo esse processo e nem pode ser usada como uma desculpa para se consumir desnecessariamente.

Leve um saco de pano às compras, recuse os sacos de plástico que lhe impingem por todo o lado!

9 comentários:

  1. Estou fazendo o possível para uar pelo menos 1R, Reduzir, com esta tentativa de evitar consumo exagerado,assim faz-se economia em tudo.
    Antonia Almeida - Bióloga - São Luíz, MA.

    ResponderEliminar
  2. E o kiko...onde estaria ?

    ResponderEliminar
  3. 968137562 935615496 913596782

    ResponderEliminar
  4. Ja esta sendo introduzida a politica dos 6Rs.
    Repensar,recusar,reduzir,reutilizar,recuperar,reciclar. Boa.O ambiente agradeçe.

    ResponderEliminar
  5. Todos os comentarios anteriores, infelizmente, são de pessoas que ainda estão muito imaturas em relação a consciência ambiental. Uma pena!

    ResponderEliminar
  6. Tenho um texto parecido:

    http://www.brasilescola.com/biologia/os-tres-erres-mais-alguns.htm

    =)

    ResponderEliminar
  7. Muito bom, temos sempre que estar difundindo isto... de nada adiante ficar reciclando só, é preciso antes que as pessoas repensem seus estilos d evida, recusem algumas coisas, reduzam, reutilizem utilizando o máximo de sua criatividade para então cair na lixarada do recuclar. Isto tudo evita a produção de lixo. Deveriam existir mais politicas baseadas nesta escala, especialmente para as empresas, que deveriam ter multas para a quantidade de lixo produzido, ou d eprodutos feitos com base em matériais muito duráveis. Vams dinfundior esta proposta!!!!

    ResponderEliminar

Críticas construtivas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos!