quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A educação das nossas crianças

A questão é complexa e relaciona-se com uma série de factores. Tentarei abordar os que me parecem mais importantes.

A Educação "institucional"
Muitos professores hoje existentes (sobretudo os mais jovens) são-no por uma razão simples: escolheram um curso que não lhes permite mais nada, e não por vocação, amor pelas crianças/jovens, ou qualquer outra razão. O resultado não pode ser bom.O Ministério da Educação (ME) impõe que os professores que facilitem, a vários níveis, a tarefa dos estudantes. Tal atitude, que a meu ver pode ser comparada a engenharia financeira, neste caso aplicada à estatística dos resultados escolares, deixa muito a desejar.
Outra questão é a forma como o ME trata os professores, o que se reflecte na forma como são vistos pelos próprios alunos, pais e sociedade em geral (o estatudo de professor deve ser dos mais baixos que há, a nível de licenciados).

A Educação familiar
Existe? Creio que a maioria dos pais pensa que a escola existe para ensinar e se desligam dessa sua função.O exemplo que as crianças têm dos pais é cruciall, e estes não podem ter a atitude de "faz o que eu digo, não o que eu faço". Simplesmente dá tudo errado. Há que transmitir princípios, ética, valores... Amor& respeito parecem-me fundamentais.
Daqui, partiríamos para outra questão: os pais têm tempo (de qualidade) e disponibilidade para os filhos? Há pouco tempo, uma leitora do ElPais, a propósito da notícia da aprovação da semana das 65h (ou são 60?), dizia que o melhor é que as crianças passem a ter um poster dos pais para que não se esqueçam como eles são... Há quem trabalhe em excesso por necessidade, outros que o fazem por prioridade, por acharem que é mais importante proporcionar bens materiais aos filhos do que atenção.

Resumindo, e voltando ao tema: que podemos esperar das gerações presentes e futuras? Há projectos alternativos, como a Escola da Ponte, no Norte de Portugal, mas não são a maioria. Creio que estamos a preparar gerações de incapazes aos lhes darmos as maiores facilidades, isto num mundo em permanente mudança e pleno de dificuldades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas construtivas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos!