segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O valor que damos aos alimentos

Eficiente, a rapariga preparava um cachorro quente com a velocidade de quem o faz umas centenas de vezes ao dia. A salsicha, que teria estado todo o dia a cozer, mergulhada em água quente, partiu-se já dentro do pão. Acto contínuo, a rapariga pegou nela com a pinça e deitou-a no lixo.

Serão ordens internas do IKEA, como poderiam ser de qualquer outro sítio, mas deixaram-me a pensar no valor que damos à comida. Não preciso de ir a África para encontrar quem passe fome. Lembrei-me de como um amigo, sem trabalho e a viver em Barcelona, teria de bom grado comido a salsicha, nem que estvesse partida em dez!

Não que uma salsicha seja um grande alimento. Mas choca-me a facilidade com que se envia comida para o lixo. Ninguém pestanejou, creio que só eu fiquei a pensar nisso.

1 comentário:

  1. Querida Ana:

    Bem-vinda ao mundo dos blogs!
    Espero que deste modo possas partilhar connosco muitas das tuas ideias e preocupações, já que tens uma consciência cívica exemplar.

    Quanto ao assunto que relataste nesta tua mensagem, é significativo do modo como a nossa sociedade desperdiça recursos valiosos que, para muitos seres humanos seriam úteis.

    ResponderEliminar

Críticas construtivas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos!