terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Modas e sapatos

É engraçado que ainda hoje estava precisamente a explicar a uma pessoa, no meu castelhano ainda um pouco limitado, que o meu blog não era para quem gosta exclusivamente de moda e penteados…
Pois vamos lá então falar de moda e sapatos!

Já andaram de sapatos de salto bem alto? Pronto, salto médio. Já? Se ainda não, experimentem (sobretudo os homens). Não estou a gozar, há coisas que não se podem imaginar, e a experiência dos saltos-altos é uma delas. Uma coisa é vê-las andar com eles, outra é andar montado (literalmente) neles. Nada que ver, como dizem nuestros hermanos.


Então é assim: são muuuuito desconfortáveis, comprimem os dedos, deformam a curvatura normal da coluna, e sobretudo obrigam a um esforço sobre-humano (as mulheres são excepcionais nisso) para manter o equilíbrio. Basta olharem com atenção para a forma como uma mulher anda, quando montada nuns saltos bem altos. Não há nada mais deplorável, pois o andar torna-se artificial (os joelhos sempre dobrados, já repararam?), pouco fluído, desconcertante. É verdade que há quem ande como uma princesa, com sorriso guapo nos lábios e tudo, mas o pensamento, em qualquer dos casos, é sempre o mesmo: à semelhança de quem passa por momentos muito dramáticos, e por isso mesmo vive “um dia de cada vez”, quem está no alto dos saltos, tem “um pé de cada vez” na cabeça. Há que equilibrar um pé de cada vez, colocar um pé de cada vez na calçada - malditas pedras com buraquinhos que só ela vê! Não dá para pensar em mais nada! É verdade! Daí que andar de saltos altos seja a melhor forma de evitar pensar (noutras coisas). Ah, o que eu gosto dos meus sapatinhos rasos e confortáveis…!

“Comprei um vestido nos saldos da Zara por 5€. Mostrei p’ra minha amiga do Brasil que me disse que lá custava duzentos e tal reais… uns 100€!”. Quando a Mariana me contou isto, lembrei-me do que tinha lido da Zara na China: , ao contrário de , a Zara é roupa de moda cara, porque não se pretende que qualquer pessoa a possa comprar (sobretudo as operárias da fábrica onde é feito quase tudo, imagino…). E percebi hoje, falando com outra pessoa, que não só no Brasil a estratégia é a mesma, mas em toda a América Latina.

Isto dá que pensar… aqueles trapitos não custam o valor da produção mais um lucro comum a qualquer actividade. Não, custam o valor que querem que lhes atribuamos. Certamente que os modelos vendidos na China e América Latina não têm melhores acabamentos, serão exactamente iguais o vestido dos saldos da minha amiga em Espanha, e o outro do Brasil. Serve isto para ver melhor, pelo facto de pagarmos mais barato por um mesmo produto que noutras regiões é caro, a forma como nos podem manipular, convencendo-nos que estamos a comprar um produto de luxo, só porque o preço nos faz ter essa percepção.


E a reflexão continuaria indefinidamente. É que tem “pano para mangas”!

4 comentários:

  1. Incrivel como manipulam as pessoas (mais as mulheres) desta forma. Quando estive em Nova Iorque vi a Zara na 5a Avenida e se nao fosse pela minha amiga a chamar-me a atencao nem tinha percebido que era a Zara, tal nao era a diferenca. Por outro lado, algumas marcas americanas também sao muito mais caras aqui na Europa do que nos EUA. Nao será a distância, que aumenta assim os precos praticados?
    Também prefiro calcado confortável, mas por vezes lá cedo a pressoes da sociedade. Mesmo assim, quando tem salto tem que ser andável. Sofrer nao me faz rir. Porque depois, em vez de andar aos pulos, estou desejando de chegar a casa para me livrar dos desgracados, and that's no fun :-P
    Adorei o post anterior, nao consigo comentar...mas pronto adorei!

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, consentimos que construam o nosso mal-estar, sujeitando-nos a todas as torturas como essas de nos pendurarmos em andas que caricaturam o nosso andar.
    Gostei do texto. Com efeito, para além de muito bem escrito tem o condão de nos despertar...

    ResponderEliminar
  3. Não consigo entender porque haverá tanta gente a querer subir na vida em cima de uns saltos altos. O pior é que quanto mais alto se sobe maior é a queda. Basta falar com um ortopedista para confirmar como é verdade.

    ResponderEliminar
  4. Ana!
    Em relação à Zara...até aqui na Europa é assim...Em Budapeste é Griffe...

    Quanto aos saltos...desde que um fisioterapeuta me disse todo o mal que fazem...so para jantares...
    Ainda a mais ando sempre ai na cidade de Lisboa de um lado para o outro...com a nossa querida calçada portuguesa um dia destes nem na Zara conseguia comprar sapatos...

    ResponderEliminar

Críticas construtivas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos!