quinta-feira, 12 de março de 2009

Salvar o planeta ou a nós próprios?

Desculpem a pergunta, mas seria interessante que todos pensássemos um pouco nisto! Será que é o planeta Terra que está em risco, ou será a própria raça humana, ou pelo menos, o estilo de vida dito cidental, com alguma comodidade, que pode ser posto em causa?

Por muito que criemos cidades, impermeabilizemos solos, andemos de avião, falemos por telemóvel, etc, etc, a verdade é que fazemos parte da Natureza. Ou seja, somos seres "naturais".

Que demos cabo das plantas, dos animais, que destruamos ecossistemas, que poluamos as águas e o ar... tudo isso não se voltará contra nós? Ou estaremos à espera da tecnologia para resolver tudo?

A Terra vai fazendo o seu melhor, de acordo com cada situação. Procura sempre chegar a uma situação de equilíbrio, mesmo que para isso tome "medidas extremas" (fenómenos climatéricos extremos). E enquanto isso, nós...?

"O ambientalismo superficial é antropocêntrico. Vê o homem acima ou fora da natureza, como fonte de todo valor, e atribui à natureza um valor apenas instrumental ou de uso. A Ecologia Profunda não separa do ambiente natural o ser humano nem qualquer outro ser. Vê o mundo como uma teia de fenómenos essencialmente inter-relacionados e interdependentes. Ela reconhece que estamos todos inseridos nos processos cíclicos da natureza e somos dependentes deles"
Fritjof Capra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas construtivas, comentários e sugestões são sempre bem-vindos!